Pular para o conteúdo principal

O que você procura?

Conservadorismo hipócrita!

          Recentemente fui apresentado a uma analogia simples, que, aparentemente, justificaria a escolha da "maioria" (desconsiderando oposição, abstenções, nulos e brancos) dos brasileiros na ultima eleição. Um pêndulo. O movimento de um pêndulo, teoricamente, demora-se aproximadamente o mesmo tempo em cada uma das extremidades, sendo que a cada ciclo, a energia é dissipada e tende a diminuir a distância percorrida pelo objeto. Não sou físico, nem me arrisco a aprofundar a explicação, mas o que importa é o exemplo "didático" que me foi apresentado. A pessoa me explicou, com propriedade de quem entende tudo do assunto, que as políticas públicas voltadas para as minorias têm sido exclusivamente favorecidas nos últimos anos, como se um pêndulo estivesse parado em uma das extremidades do movimento que deveria estar realizando, e não balançando para lá e para cá, "igualitariamente". 
          QUÊ?
          Que absurdo é esse? Quer dizer então que as minorias tem sido favorecidas no Brasil? De onde essa pessoa tirou isso? Que periferia é essa que tem sido beneficiada, oportunizada, valorizada? Que mulher é essa que tem sido respeitada? Que índio é esse que tem seus territórios (ancestrais, de direito que deveria ser inquestionado) e cultura (várias delas, inclusive) cultivados? Que LGBT é esse que tem vivido tranquilamente, sem o risco de morrer por ser quem é? Que negro é esse que é livre, de fato, duma herança nefasta imposta pela Europa branca imperialista? 
          Ainda, a pessoa me disse que o pêndulo precisava voltar-se para o conservadorismo, que precisava ser reerguido, que era necessário! O conservadorismo é BRANCO, RICO e CRISTÃO, e só é "necessário" para quem se insere rigorosamente nesses quesitos! Sinto muitíssimo dizer isso, por que sou cristão, e branco, e sei quanto isso me privilegia na sociedade, mas o que chamam de conservador não tem nada a ver com manter ordem e "bons costumes". Tem a ver somente com o mantenimento dos privilégios dessa classe! É um movimento cruel, que não está nem aí pro resto! É egoísta, é sacana! O mínimo que as categorias oprimidas conseguiram nos últimos anos, e foi de fato o mínimo, é inaceitável pra essa gente. O oprimido só quer existir, e o tal do conservadorismo não quer dividir seus espaços. Não quer o pobre competindo no mercado de trabalho! Não quer os excluídos viajando de avião, ou simplesmente viajando! Não quer a massa saindo do analfabetismo! Não quer o trabalhador sendo menos animalizado pelas exigências do empresariado!
          Uns arquitetam, manipulam, usam palavras odiosas e fortes para seu próprio enaltecimento, e uma grande massa de manobra, estúpida e ignorante, coitados, caem numa cilada, cavam o terreno onde eles próprios cairão. Conservadorismo hipócrita! Hipócritas sacanas! Ainda metem o nome de Cristo no meio! Desrespeitam o ser humano, idolatram homens violentos, chacotam de pessoas assassinadas, pregam paz pelas armas! Que revolta isso me dá! Que desesperança isso me dá! Hipócritas! Não é uma questão de direita e esquerda! É uma questão de justiça, de bom senso, de humanidade (utópica, pelo visto)! Pessoas privilegiadas voltando-se à barbárie para defender seus postos, usando a fé e a falta de educação do povo... Catástrofe humanitária e social, isso aqui! Uma grande multidão de analfabetos funcionais, que acreditam em qualquer coisa postada e viralizada pelas redes sociais, uma falta de interpretação textual abismal! E, por favor, não estou culpando essa gente! Todos vítimas, limitados por uma educação sucateada década após década! Culpo sim os letrados, empresários (grandes, não os pequenos! Parem de se achar ricos, pois classe média está tão lascado quanto a multidão de pobres! um dos grandes problemas atualmente é essa visão de superioridade de quem não é rico, mas se acha!), ruralistas latifundiários, políticos e judiciário (não são a mesma coisa?) vendidos, comprados e bem pagos! Todos esses aproveitadores conseguiram fazer com que parte das minorias enxergassem-se como algozes de si mesmos! Os coitados defendem agora, muitos assalariados, o fim de direitos trabalhistas! Defendem agora, muitos negros, que não existe racismo no Brasil! E outros tantos absurdos, incoerências, autoflagelação. 
          É desesperador, quase de se desistir, mas é também esse desespero que deve nos mover adiante. Sobrevivamos, por que com fé em Deus, vai passar. Dialoguemos, por que com fé em Deus,  muitos estão catastroficamente enganados. Apeguemo-nos uns aos outros e cada um à sua fé, por que é inacreditável como conseguiram transformar uma mensagem de paz (cristianismo) em armamentismo, exclusão, preconceito e outras abominações. Estudemos, pois conseguiram transformar os educadores (A EDUCAÇÃO!!!!!) nos inimigos da nação. Exercitemos empatia, por que esse ideário macabro faz esquecer do próximo, sujeito tão lembrado por Jesus, e que hoje os "cristãos" condenam. Informemo-nos, por que é muito fácil ser enganado na internet, para o bem ou para o mal, e a torrente de mentiras só pode ser combatida com verdades. 

          Minha opinião é que não existe conservadorismo real, é tudo uma grande hipocrisia, pintada como salvação, mas servindo apenas à manutenção dos privilégios de poucos. E esse pêndulo aí, que piada. Piada de mau gosto. 
           

https://pastorernieblog.org/2018/03/13/hypocrite-2/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bola de neve da educação

        Gestores políticos querem números (alfabetizações, conclusões de ensinos fundamental e médio, ingressos no ensino superior) para arrotar nas campanhas eleitorais que estão fazendo um bom trabalho.            Gestores de unidades escolares públicas são pressionados pelos gestores políticos a obter estes números, custe o que custar.            Professores das redes públicas são pressionados e coagidos a obter números pelos gestores de unidades escolares.            Professores e gestores, desde a educação infantil, inflam os "números" de sua unidade escolar, ainda que o educando não tenha alcançado os objetivos de sua série (200 milhões de "estratégias de recuperação" que, na maioria das vezes, dão pontos com pouca ou nenhuma avaliação qualitativa, simplesmente para fazer crescer a nota; e o maldito "conselho de classe", que aparentemente aprova sem critérios, no lugar de  avaliar casos isolados de educandos especiais/esforçados/dedicados

Por que um Blog?

          Efemeridade. Uma palavra que não define a internet, mas acompanha grande parte do que vivemos/fazemos/postamos nesse mundo virtual. Se por um lado as redes sociais permitem que uma frase dita num momento inoportuno, um comentário racista, uma calúnia, uma foto antiga na companhia de uma pessoa atualmente desmascarada como legítima criminosa , ou qualquer texto que seja ofensivo e normalmente velado seja recordada para sempre com um simples  print , por outro lado, às vezes algo que seria construtivo e formativo (olha essa minha pretensão!) facilmente é apagado pela avalanche de atualizações e postagens das redes sociais (esse fide infinito que nos prende por horas a fio) . É um mundo efêmero, solúvel, raso. Desiludido, então, com a possibilidade de postar aqueles característicos "textões" para tão logo serem esquecidos em um rolar de linha do tempo, decidi abrir um espaço no qual as minhas opiniões, críticas, conselhos e desabafos possam perdurar, permaneçam acess

Uma opinião do passado, mas presente e crescente

Uma rede social me lembrou do que escrevi em 17/03/2016, e pela contemporaneidade do que foi escrito, trouxe aqui pro blog... continua sendo minha opinião, cada vírgula. "(Já arrependido de ter escrito isso {por que nada muda} e certo de que os comentários distorcidos virão) Mais uma vez, não dizendo que Lula é culpado ou inocent e, só quero coerência, e não a encontro nessas terras. O áudio da ligação dele com Dilma diz o que? Qual o crime cometido por eles? Qual a confissão? Alguém ouviu o áudio ou estão só papagaiando por ai? As vezes acho (quase sempre, na verdade) que a massa televisionadamente orientada não presta atenção nas informações que chegam até ela, e vomitam seu ódio muito bem arquitetado pela "direita" (não acredito mais em direitas ou esquerdas, é tudo um bobolô de canalhas) sem o menor pudor. A ligação deles não fala nada incriminador, pelo contrario, mostra revolta, e somente. Xingamentos? Sim, e daí? Quantos de vocês não tem xingado a pres