Pular para o conteúdo principal

O que você procura?

Ponha-se no seu lugar!


Microfone de Mão
Disponível em:
https://blog.emania.com.br/microfone-de-mao-e-condensador-diferenca/
          Quando eu era mais ignorante do que hoje, mais imaturo na idade e na cabeça, e ouvi falar de "lugar de fala" (ainda que não tivesse esse título), eu pirei. "NOOOOSSA, QUE ABSURDO! EU FALO DO QUE EU QUISER, SIM! NINGUÉM PODE ME DIZER DO QUE EU NÃO POSSO FALAR!" Mas aí, camarada... você vai crescendo, estudando e conhecendo pessoas mais inteligentes que você, e você vai se distanciando dessa visão direitista de mundo (sim, é isso mesmo que eu penso). Hoje eu reconheço que tenho um lugar de fala meu, e que os outros têm os lugares de fala deles, e isso está ok! Está correto assim. Pra começo de conversa, sou privilegiado demais pra conseguir sequer enxergar alguns problemas. Para pessoas como eu, branco, cristão, homem e hétero, os problemas de determinados grupos são difusos, irreconhecíveis muitas vezes. Portanto, do meu lugar privilegiado, muitas vezes pode ser fácil condenar uma luta como "desnecessária", "mimimi", "ta chamando atenção". Difícil mesmo é me colocar no lugar do outro, e entender, mesmo que em parte, todo o contexto no qual o outro está posto, e entender que seu sofrimento não se encaixa na minha vivência. Por isso, se surgir uma discussão sobre aquilo que oprime o outro, primeiro eu tenho que ouvi-lo, para depois expressar minha opinião, somente, sem impô-la. 

          Claro que ainda existem algumas posições que me irritam, porque eu acho que é isso mesmo: o ser humano faz besteira onde quer que esteja, e as pessoas que lutam dentro de suas classes não estão de fora, e alguns fazem besteiras. Calma, não estou atacando as minorias, veja bem. O que estou dizendo é que respeito o direito ao protagonismo de cada classe, mas não acredito que eu esteja vetado de falar sobre suas pautas para sempre e em todo lugar. Já me foi dito, por exemplo, que eu não tinha o direito de achar uma mulher negra bonita. Aí realmente não concordo com essa exclusão da minha fala (ou nesse caso, da minha percepção de beleza), até que alguém me forneça argumentos lógicos o suficiente para me convencer do contrário. No entanto, reconheço que falar é uma coisa, protagonizar é outra.
          Cada um tem o seu lugar de fala, e eu vou falar do meu, por enquanto. Sou professor, e tenho respaldo, pela minha vivência, das "dores e delícias" de ser professor. Não aceito que certos movimentos ditem as mudanças que MINHA CLASSE terá obrigação de cumprir! É um ultraje! Quem tem o conhecimento necessário, quem vive a educação, quem sofre suas mazelas, e, principalmente, quem estudou para educar, é o educador! É o professor! Então eu posso! É meu lugar de fala! "Ah, então quer dizer que eu não posso dar minha opinião sobre o assunto?" PODE! PELO AMOR DE DEUS, DÊ! Mas não cabe a você, não educador, decidir, protagonizar uma discussão sobre educação, e principalmente, o que mais fere, vetar a voz do educador! Quem pode protagonizar um debate sobre educação sou eu e os meus, ou seja, se um não educador quer opinar, é bem vindo, mas ele não pode estar adiante, não pode tomar decisões e não pode falar por mim! Um problema seríssimo da gestão do país, por exemplo, é que existem diversas pessoas decidindo pelos interesses de determinados grupos de indivíduos, mesmo ausentando-se destes grupos. 
          Da mesma forma que eu tenho meu lugar de fala como educador, outras pessoas têm seus lugares, e sabem do que estão falando. Por exemplo, eu posso falar de feminismo, mas jamais saberei o que é sentir na pele, como mulher, as desgraças do machismo. Portanto, se eu estiver diante de uma mulher falando sobre feminismo, primeiro ela, depois eu. Ela decide, ela sabe o que ela vive. Outro exemplo, eu posso falar do movimento negro, mas jamais saberei como é viver sob ameaças de todos os tipos. Mas uma coisa que eu não posso deixar de fazer é, na ausência desses sujeitos, deixar passar, por exemplo, uma piada racista. Aí é o momento de ser uma engrenagem a menos dessa máquina do preconceito e da opressão. Resumindo, fale sobre o que você quiser, dependendo de onde você estiver e dependendo de quem estava falando antes de você.

Mas essa é só minha opinião, então vamos aprender com quem sabe:
         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bola de neve da educação

        Gestores políticos querem números (alfabetizações, conclusões de ensinos fundamental e médio, ingressos no ensino superior) para arrotar nas campanhas eleitorais que estão fazendo um bom trabalho.            Gestores de unidades escolares públicas são pressionados pelos gestores políticos a obter estes números, custe o que custar.            Professores das redes públicas são pressionados e coagidos a obter números pelos gestores de unidades escolares.            Professores e gestores, desde a educação infantil, inflam os "números" de sua unidade escolar, ainda que o educando não tenha alcançado os objetivos de sua série (200 milhões de "estratégias de recuperação" que, na maioria das vezes, dão pontos com pouca ou nenhuma avaliação qualitativa, simplesmente para fazer crescer a nota; e o maldito "conselho de classe", que aparentemente aprova sem critérios, no lugar de  avaliar casos isolados de educandos especiais/esforçados/dedicados

Por que um Blog?

          Efemeridade. Uma palavra que não define a internet, mas acompanha grande parte do que vivemos/fazemos/postamos nesse mundo virtual. Se por um lado as redes sociais permitem que uma frase dita num momento inoportuno, um comentário racista, uma calúnia, uma foto antiga na companhia de uma pessoa atualmente desmascarada como legítima criminosa , ou qualquer texto que seja ofensivo e normalmente velado seja recordada para sempre com um simples  print , por outro lado, às vezes algo que seria construtivo e formativo (olha essa minha pretensão!) facilmente é apagado pela avalanche de atualizações e postagens das redes sociais (esse fide infinito que nos prende por horas a fio) . É um mundo efêmero, solúvel, raso. Desiludido, então, com a possibilidade de postar aqueles característicos "textões" para tão logo serem esquecidos em um rolar de linha do tempo, decidi abrir um espaço no qual as minhas opiniões, críticas, conselhos e desabafos possam perdurar, permaneçam acess

Uma opinião do passado, mas presente e crescente

Uma rede social me lembrou do que escrevi em 17/03/2016, e pela contemporaneidade do que foi escrito, trouxe aqui pro blog... continua sendo minha opinião, cada vírgula. "(Já arrependido de ter escrito isso {por que nada muda} e certo de que os comentários distorcidos virão) Mais uma vez, não dizendo que Lula é culpado ou inocent e, só quero coerência, e não a encontro nessas terras. O áudio da ligação dele com Dilma diz o que? Qual o crime cometido por eles? Qual a confissão? Alguém ouviu o áudio ou estão só papagaiando por ai? As vezes acho (quase sempre, na verdade) que a massa televisionadamente orientada não presta atenção nas informações que chegam até ela, e vomitam seu ódio muito bem arquitetado pela "direita" (não acredito mais em direitas ou esquerdas, é tudo um bobolô de canalhas) sem o menor pudor. A ligação deles não fala nada incriminador, pelo contrario, mostra revolta, e somente. Xingamentos? Sim, e daí? Quantos de vocês não tem xingado a pres